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A digitalização anticrise, uma alavanca para as pequenas empresas!

A crise está a levar as microempresas e as PME a questionar as suas práticas e, por vezes, o seu modelo de negócio, com o intuito de manterem a atividade. Em termos de gestão, a digitalização anticrise faz parte dessa lógica.

De facto, as soluções de gestão avançadas destinadas às pequenas empresas contêm fontes de eficiência que podem ser facilmente ativadas. É nisso que consiste a digitalização anticrise: utilizar todos os recursos das ferramentas de gestão disponíveis!

Analisemos as contribuições da digitalização anticrise em três áreas:

  • Aceleramento das cobranças
  • Acompanhamento da agressividade comercial
  • Controlo da evolução do seu modelo de negócio


A digitalização anticrise para acelerar as cobranças

Uma das primeiras consequências da crise é a tensão da tesouraria. O negócio vacila e os clientes tornam-se muito mais hesitantes, o que faz com que a disponibilidade de fundos seja de facto para muitas microempresas um desafio prioritário.

Naturalmente, as ajudas do Governo existem para o ajudar a enfrentar a recessão, mas a crise revelou outra necessidade que vai para além da situação económica atual: é preciso reduzir o prazo de pagamento das faturas.

Assim, convém lembrar algumas boas práticas para o ajudar a otimizar as cobranças:

  • Faturar sem demora e sem erros
  • Facilitar o pagamento
  • Implementar um controlo rigoroso do cumprimento dos prazos

Mesmo antes de falarmos em digitalização, podemos aplicar princípios básicos decorrentes dessas práticas de bom senso. Por exemplo, a indicação sistemática do seu NIB na fatura é um facilitador de pagamento.

Mas para chegar ao cerne da questão e agir sobre todas as alavancas para acelerar as cobranças, a solução reside na digitalização anticrise!

  1. Uma solução de faturação digital poupa-lhe tempo e reforça a fiabilidade ao transformar o orçamento em fatura.
  2. Operando na Cloud, a sua solução de orçamentação/faturação permite-lhe faturar em qualquer lugar, sem ter de se deslocar ao escritório.
  3. Uma solução de pagamento on line, convidando os seus clientes a pagar facilmente após a receção da fatura, reduz obviamente os prazos de pagamento.
  4. Uma solução de faturação digital simplifica o acompanhamento. É possível ver rapidamente o estado dos pagamentos e reagir ao mais pequeno deslize.


O trampolim comercial

Uma cobrança mais célebre não estimula o volume de negócios! Por isso, independentemente da sua atividade, a receita tem sido a mesma desde a invenção do comércio e do artesanato: angariar novos clientes e fidelizar aqueles que já confiam no seu trabalho.

Essencialmente, são as suas capacidades interpessoais e o seu bom nome que fazem maravilhas. O digital tem pouco a ver com isso. Mas a sua excelência profissional ainda assim merece um impulso. Não se esqueça que a digitalização está do seu lado!

A solução avançada de gestão comercial simplifica-lhe a vida de várias maneiras:

  • Permite-lhe racionalizar os seus orçamentos graças a um catálogo personalizado de produtos e serviçosQuando o contacto físico com os clientes se torna menos fácil, é preferível ser mais rigoroso e consistente nos envios!
  • Acelera a produção de orçamentos mantendo o histórico dos orçamentos anteriores para cada um dos seus clientes.
  • Se a sua solução avançada estiver na Cloud, poderá criar e enviar um orçamento a partir de qualquer lugar, e sobretudo imediatamente após a receção do pedido. Não acha que a capacidade de resposta pode resolver o problema da morosidade dos negócios?

De qualquer forma, não é Joseph Hervé, CEO da Shop Racing, empresa distribuidora de acessórios de desporto automóvel, que afirmará contrário: “A nossa solução de gestão permite à Shop-Racing prestar um melhor serviço ao cliente ao ser hiper reativa junto dos circuitos. Somos capazes de fazer um desconto a compradores impulsivos ou de apresentar um orçamento rapidamente. Não somos o único operador a trabalhar nos circuitos. Para nós, a digitalização anticrise representa claramente um volume de negócios adicional! “


A digitalização anticrise, salvaguarda da evolução do modelo económico

click and collect, a entrega ao domicílio, o takeaway e outras soluções adaptadas a cada negócio constituem uma verdadeira lufada de ar fresco para muitas microempresas, trazendo por vezes novas perspetivas de desenvolvimento.

Embora esta evolução do modelo económico seja por vezes a única solução para manter a sua atividade, é necessário controlá-la. De facto, mudar de negócio, como transformar um restaurante em serviço de catering ou enriquecê-lo com serviços, como a adoção da entrega ao domicílio, não é obviamente neutro de em termos de gestão.

É por isso que a digitalização de crise merece aqui novamente toda a sua atenção. Ser capaz de gerir o fluxo de caixa, os stocks e as compras com alguns indicadores simples acrescenta segurança à sua mudança de modelo de negócio.

Finalmente, a digitalização anticrise está ao seu alcance e pode ajudá-lo a atravessar este período difícil mas também a preparar e a acompanhar a sua retoma. Evitar a crise tem de ser uma prioridade constante!

 

2021-01-15