Envios 1-3 dias úteis para Portugal Continental
Se tomou a decisão de ser empreendedor, a primeira coisa será dar-lhe os parabéns, pois agora vai depender de si e o seu projeto poderá levá-lo tão longe como os seus sonhos. Mas para atingir os seus objetivos, a primeira coisa de que precisa é de um plano de viabilidade para a sua ideia de negócio.
Tem uma grande ideia, ou não tão grande, mas é um projeto sólido que lhe permite desenvolver um projeto empresarial e lançar-se numa emocionante aventura empreendedora. Um plano de viabilidade ajudá-lo-á a consolidar o seu projeto e a conhecer as suas hipóteses de sucesso.
Um plano de viabilidade ou plano de negócios é um documento em que se desenvolve um projeto empresarial. Permite-lhe conhecer os seus pontos fracos e fortes, assim como as suas necessidades financeiras. Este documento analisa a viabilidade técnica, económica e financeira do projeto.
É uma ferramenta essencial quando se pretende iniciar um projeto empresarial, qualquer que for a experiência profissional do promotor ou promotores e a dimensão do projeto.
Para fazer um plano de viabilidade ou plano de negócios é necessário passar pelo menos pelas dez etapas seguintes:
Nem todos são qualificados para serem empresários. Portanto, antes de elaborar um plano de viabilidade de uma empresa, é aconselhável realizar um autodiagnóstico para avaliar a atitude empreendedora.
Se esta avaliação mostrar que não está qualificado para ser um empreendedor, pode procurar parceiros com o perfil certo ou receber formação para adquirir novas competências que o ajudarão a ter sucesso no seu projeto.
Nesta secção temos de fornecer uma breve descrição dos seguintes aspetos:
Um estudo de mercado é fundamental para descobrir como os nossos bens ou serviços são recebidos no mercado. Ajudar-nos-á também a identificar concorrentes e produtos substitutos que também podem concorrer connosco.
Também nos ajudará a realizar uma SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats and Opportunities), que permite ao empreendedor analisar a realidade da sua empresa, marca ou produto, a fim de poder tomar decisões para o futuro. É essencial levá-lo a cabo para que seja possível:
A empresa tem de estar preparada para satisfazer a procura dos seus bens ou serviços. Por esta razão, deve ter e organizar os seus recursos de produção para poder crescer e servir os seus clientes.
Para tal, deve conceber um plano de produção que deve incluir:
A empresa tem de vender os seus bens e serviços. Para acelerar as vendas, é necessário preparar um plano de marketing para se dar a conhecer e gerar interesse entre o seu público-alvo.
A empresa tem de atrair o talento e os trabalhadores necessários para o desenvolvimento do seu projeto empresarial. Uma vez que disponha dos recursos humanos necessários, tem de organizar os seus trabalhadores e orientá-los para a realização dos objetivos previamente definidos.
Além disso, deve garantir o correto funcionamento dos diferentes departamentos da empresa, bem como a sua adequada coordenação.
A empresa deve ter definido:
Graças a estes indicadores financeiros, será possível analisar as demonstrações financeiras da empresa para um determinado período e controlar o cumprimento do plano de viabilidade. Esta análise permitirá a realização de um diagnóstico financeiro, com o qual será possível conhecer:
É aconselhável transferir os principais indicadores financeiros para um painel de controlo ou dashboard para fácil consulta por parte dos gestores da empresa.
Qualquer plano de viabilidade deve incluir diferentes cenários que possam afetar a empresa, avaliando a forma como os dados dos cenários afetam as variáveis dos diferentes indicadores financeiros.
Uma boa apresentação do seu negócio é fundamental para levar os investidores a financiar a sua empresa e projetos empresariais. O resumo executivo é utilizado para captar o seu interesse e deve cumprir os seguintes parâmetros:
Por conseguinte, antes de iniciar um negócio, deve saber se o seu perfil é o adequado e, em caso afirmativo, antes de lançar o seu empreendimento comercial, deve fazer um plano de viabilidade que o ajudará a desenvolver o seu negócio.
2022-10-06
Morada: Rua da Trindade, 165 Loja F
Telefone: +351 255 099 562 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: inforfel@inforfel.pt
Horários: Seg - Sex: 9:00-12:30 - 14:00-18:30