Envios 1-3 dias úteis para Portugal Continental
Anexo B – Rendimentos da Categoria B
1 – O que devemos considerar como rendimentos da Categoria B?
São rendimentos obtidos por pessoas singulares, provenientes das seguintes atividades:
2 – Quem deve preencher o Anexo B da Modelo 3?
Apenas as pessoas singulares que obtenham os rendimentos referidos anteriormente e que sejam tributados pelo Regime Simplificado.
3 – A quem se aplica o regime simplificado?
Quando o valor dos rendimentos obtidos não ultrapassar € 200.000,00, o sujeito passivo fica abrangido pelo regime simplificado. Pode, no entanto, optar pelo regime de contabilidade organizada. Neste caso, já não preenche o Anexo B, mas terá de preencher o Anexo C.
4 – Em que consiste o regime simplificado?
O Regime Simplificado é o procedimento de apuramento do rendimento líquido dos rendimentos da Categoria B.
Em termos de determinação do rendimento líquido a tributar podemos afirmar que, atualmente, o Regime simplificado se subdivide em quatro formas diferentes:
5 – Que coeficientes se aplicam para se determinar o rendimento líquido da categoria B pelo regime simplificado?
Enquanto não forem aprovados aqueles indicadores, ou seja, na sua ausência, o rendimento líquido será determinado, com a aplicação dos seguintes coeficientes:
Os sujeitos passivos que obtenham rendimentos sujeitos aos coeficientes 75% e 35%, após a aplicação desses coeficientes, podem deduzir, até à concorrência do rendimento líquido assim obtido, os montantes comprovadamente suportados com contribuições obrigatórias para regimes de proteção social, conexas com as atividades em causa, na parte em que excedam 10 % dos rendimentos brutos, quando não tenham sido deduzidas a outro título.
6 – Em que quadro do anexo b se indicam os rendimentos profissionais, comerciais e industriais?
No Quadro 4A.
7 – Se durante o ano as entidades que pagaram os rendimentos fizeram retenção na fonte onde deve ser colocada essa informação?
No Quadro 6. Nos Campos 601 e 602 – Devem ser indicados os rendimentos ilíquidos (incluindo adiantamentos) que foram sujeitos a retenção, bem como as retenções na fonte que sobre eles foram efetuadas no ano a que respeita a declaração.
2021-05-24
Morada: Rua da Trindade, 165 Loja F
Telefone: +351 255 099 562 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: inforfel@inforfel.pt
Horários: Seg - Sex: 9:00-12:30 - 14:00-18:30